Dieta 6 pétalas

Dieta de 6 pétalas para perda de peso

Perder até 800 gramas de gordura por dia sem fome e estresse comendo costeletas, biscoitos e sobremesas é real na dieta das “6 pétalas”! Você encontrará no artigo receitas de pratos que vão devolver sua magreza e beleza!

A dieta sueca da nutricionista Anna Johansson "6 pétalas" (muitas vezes chamada de "dieta da camomila", "dieta das flores") é baseada em um menu mono de seis dias. A criadora da dieta visualizou sua ideia na forma de uma flor com seis pétalas (dias). Em cada pétala ela representava um produto permitido para consumo naquele dia. O principal é consumir os alimentos exatamente na ordem recomendada. Então, para cada ciclo de seis dias, você pode perder de 2 a 5 quilos. Vamos dar uma olhada mais de perto nos recursos deste sistema de energia.

Conceito

A dieta de 6 pétalas divide a dieta em ciclos de seis dias:

  • primeiro - qualquer peixe;
  • o segundo - vários vegetais;
  • o terceiro é frango;
  • quarto - cereais (mingau);
  • quinto - queijo cottage;
  • sexto - uma variedade de frutas.

A quantidade de alimentos por dia com o sistema de emagrecimento “6 pétalas” não foi estabelecida, mas os nutricionistas recomendam seguir as seguintes restrições: peixe, frango, queijo cottage - não mais que 0,5 kg, frutas e vegetais - máximo 1,5 kg, cereais - não mais que 0,2-0,3 kg na forma seca.

Importante! Não troque produtos entre si!

Quanto peso você pode perder em um dia com a mono dieta de 6 pétalas para emagrecer depende das características individuais do corpo e da atividade física vivenciada durante o dia. Normalmente, a perda de peso é de 500 a 800 gramas.

O que você pode beber enquanto perde peso? Então isso é água, chá, infusões de ervas, sucos.

Regras básicas do sistema alimentar sueco “6 pétalas”:

  1. Você só pode consumir um produto durante o dia.
  2. Você precisa comer com frequência, em pequenas porções, e engolir os alimentos somente depois de mastigar bem.
  3. Você precisa beber líquidos entre as refeições, não durante.
  4. Os produtos devem ser consumidos exatamente na sequência recomendada, pois contém o princípio da alternância de proteínas e carboidratos.
  5. Evite doces, assados e temperos.

Quanto tempo você consegue permanecer na dieta de flores depende do seu peso e paciência. Via de regra, após completar um ciclo e fazer uma pausa, recomenda-se repetir o curso. No entanto, depois de completar um curso de perda de peso de seis dias, você não precisa atacar imediatamente sua comida favorita. Afinal, a saúde e o peso dependem do que você come diariamente. Economize o máximo que puder com a dieta sueca e continue a aderir aos princípios da nutrição racional. Só então você manterá o efeito de perda de peso.

A eficácia da dieta sueca de 6 pétalas foi comprovada por mulheres em todo o mundo. Os médicos concordam com eles, pois o princípio da alimentação separada permite ao corpo retirar apenas substâncias úteis de cada produto, sem transformar calorias em excesso de peso. Seguindo as recomendações nutricionais, você não sentirá fome e estressado. Para animar, você pode desenhar e recortar uma flor, escrever o nome do produto em cada uma das 6 pétalas e colorir com marcadores brilhantes. Ao pendurar essa flor em um lugar de destaque, você se lembrará do seu objetivo.

Cardápio

o que você pode e o que não pode comer na dieta das 6 pétalas

A dieta de quem decidir aderir ao sistema alimentar sueco das 6 pétalas será composta por apenas 6 alimentos durante 6 dias. Um produto por dia, em estrita sequência com recomendações. Não há necessidade de criar um menu especial; escolha receitas que lhe sejam familiares. São preferidas receitas cozidas no vapor com uma quantidade mínima de óleo e sal. A julgar pelos comentários, os produtos oferecidos podem ser apreciados durante todos os 6 dias.

Ao se preparar para um curso de mononutrição de seis dias, faça um estoque de alimentos para uma semana, com base na quantidade recomendada para cada produto. O cardápio de cada dia pode consistir nas seguintes receitas.

Primeiro dia

  • peixe cozido com um pouco de sal;
  • peixe assado em papel alumínio;
  • sopa de peixe sem batatas e outros vegetais;
  • peixe cozido no vapor;
  • peixe cozido.

Atenção! O tamanho das porções deve ser tal que você consuma no máximo 0,5 kg de peixe durante o dia!

Dia 2 da dieta das seis pétalas

  • salada de repolho branco com suco de limão;
  • cenoura ralada;
  • purê de batata sem óleo;
  • berinjelas grelhadas;
  • quaisquer vegetais crus.

Dia 3

  • frango cozido sem pele;
  • caldo de galinha;
  • frango assado no forno;
  • frango estufado em pedaços;
  • peito cozido.

4 dias

  • aveia fervida em água (pode adicionar um pouco de mel);
  • mingau de milho com um pouco de sal;
  • mingau de trigo sarraceno com um pouco de sal;
  • arroz com casca;
  • mingau de trigo sarraceno.

5 dias

  • um copo de kefir com baixo teor de gordura;
  • queijo cottage com iogurte desnatado;
  • caçarola de queijo cottage;
  • queijo cottage com baixo teor de gordura;
  • um copo de leite.

Dia 6

  • maçã assada com uma colher de mel;
  • laranjas, kiwi;
  • pêssegos;
  • abacaxi;
  • maçãs frescas.

Entre as refeições, beba água mineral, ervas e chá verde. Além disso, nos dias mono correspondentes, você pode beber caldo de peixe, frango ou vegetais.

Dia de peixe

dia do peixe na dieta de 6 pétalas

O cardápio deste dia é composto por qualquer peixe, inclusive peixes gordurosos. O principal é não fritar e não comer comida enlatada.

O peixe contém ácidos graxos poliinsaturados ômega, que atuam como antioxidantes no corpo. Portanto, as calorias que contém são insubstituíveis para o corpo e não levam ao ganho de peso. Na forma líquida, você pode beber o caldo que sobrou da fervura do peixe.

Exemplos de receitas

Peixe no vaporizador

Pegue o filé de peixe (salmão amigo, salmão ou qualquer outro peixe) e salgue. Cozinhe em banho-maria, cobrindo o filé com ervas.

Peixe assado no forno

Pegue o filé de peixe, acrescente sal e cubra com uma mistura de alho e ervas. Embrulhe em papel alumínio e leve ao forno.

Sopa de peixe

Ferva um pedaço de filé de peixe magro. Moa no liquidificador, acrescente as ervas picadas, o sal e aqueça novamente.

Vegetal

O cardápio deste dia é composto apenas por vegetais. Podem ser consumidos crus, cozidos, grelhados ou cozidos no vapor. Sopas de vegetais e sucos de vegetais são permitidos.

Embora os vegetais contenham carboidratos, este dia tem muito poucas calorias. Além disso, são ricos em vitaminas e microelementos benéficos para o corpo.

Exemplos de receitas

Legumes cozidos

Pegue tomate, cenoura, repolho, pimentão, berinjela, cebola. Jogue na frigideira a cebola picada, depois as cenouras raladas e cozinhe um pouco. Adicione a berinjela, o tomate e o pimentão picado. Cozinhe com um pouco de água e sal até ficar pronto.

Brócolis cozido

Ferva o repolho em água com sal. Tempere com molho de suco de limão, ervas picadas e ervas provençais.

Sopa de legumes "tomate"

Cozinhe meio quilo de tomate picado em uma frigideira funda com alho e sal. Após 10 minutos, adicione um pouco de água (dependendo da consistência desejada) e cozinhe até terminar. Combine os tomates prontos com manjericão ou outras ervas de sua escolha no liquidificador.

Frango

dia do frango na dieta de 6 pétalas

Este é um dos dias de proteína do sistema sueco de perda de peso. Os alimentos utilizados são carne de frango magra cozida, estufada ou assada, além de canja de galinha.

A carne de frango é rica em proteínas e tem pouquíssimas calorias. No entanto, as proteínas têm propriedades nutricionais, por isso você não sentirá fome.

Exemplos de receitas

Costeletas de frango no vapor

Pique finamente o peito de frango com uma faca, acrescente o ovo, o sal e as ervas picadas. Cozinhe em banho-maria.

Filé de frango no forno

Espalhe o filé de frango com sal e ervas picadas. Embrulhe em papel alumínio e leve ao forno até ficar pronto.

Frango estufado ao molho

Corte o filé de frango em cubos e coloque em uma frigideira funda. Adicione sal e ervas. Cozinhe coberto por alguns minutos até terminar.

Cereais

Seu cardápio será composto exclusivamente por cereais. Eles podem ser fervidos ou simplesmente enchidos com água e inchar. Você pode adicionar uma pequena quantidade de sal.

Mingaus são carboidratos complexos; demoram muito para digerir, criando uma sensação de saciedade. Além disso, os grãos ajudam a limpar o corpo.

Também é permitido um punhado de nozes, que pode ser adicionado a um prato de mingau. Você tem permissão para beber um copo de kvass.

Exemplos de receitas

Costeletas de trigo sarraceno assadas no forno

Ferva 100 gramas de trigo sarraceno, adicionando um pouco de sal à água. Misture o trigo sarraceno e as ervas no liquidificador. Forme hambúrgueres com a mistura e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

Muesli caseiro

Despeje água fervente sobre a aveia e deixe fermentar por 15 minutos. Adicione ameixas ou nozes a gosto.

Biscoitos de aveia

Misture a aveia (150 g) com o leite desnatado (1 xícara). Adicione o bicarbonato de sódio no final de uma colher de chá e um pouco de baunilha. Quando a mistura estiver inchada, forme os biscoitos e coloque-os num tabuleiro previamente coberto com papel alumínio. Asse em forno pré-aquecido.

Requeijão

dia do requeijão na dieta das 6 pétalas

O cardápio deste dia é composto por requeijão. É melhor usar queijo cottage com baixo teor de gordura; pode ser temperado com iogurte desnatado. Você também pode beber leite desnatado e kefir. Se você tiver alguma dúvida sobre como substituir o queijo cottage, ele só poderá ser substituído por um produto proteico semelhante. Por exemplo, queijo ricota ou queijo feta. Porém, lembre-se que o requeijão ainda é prioridade, pois tem poucas calorias e não contém sal.

O queijo cottage contém uma grande quantidade de proteínas e microelementos como o cálcio, que são benéficos para o sistema esquelético do corpo.

Exemplos de receitas

Caçarola em banho-maria

Pegue um pacote de queijo cottage desnatado, um ovo, uma colher de sopa de semolina, passas, cinco colheres de iogurte, baunilha ou canela. Sove a massa e coloque-a na tigela para cozimento a vapor. Cozinhe de acordo com as instruções.

Cheesecakes assados

Misture um pacote de queijo cottage desnatado, uma colher de sopa de semolina e um ovo. Mergulhe os cheesecakes na mistura de sêmola e canela e leve ao forno.

Sobremesa de requeijão

Bata o queijo cottage e meia xícara de café solúvel no liquidificador. Adicione adoçante. Bata até formar espuma.

Frutado

No último dia do ciclo, sua dieta é composta por frutas e sucos de frutas. As frutas são utilizadas cruas, na forma de saladas, e assadas ou cozidas. As frutas são compostas por fibras e contêm poucas calorias, por isso o processo de emagrecimento será ativo.

Os nutricionistas não recomendam comer banana para perder peso, por terem alto teor calórico, e uva, por conter muita sacarose.

Exemplos de receitas

Batido de frutas

Misture os pedaços de manga e abacaxi no liquidificador. Você pode adicionar folhas de hortelã fresca à mistura final.

Framboesa fresca

Bata as framboesas no liquidificador. Polvilhe o prato acabado com um pouco de açúcar de confeiteiro.

Salada de suas frutas favoritas

Corte a manga, o melão, o kiwi, a maçã e a laranja em cubos. Adicione um pouco de suco de limão e meia colher de mel (se necessário). Mexer.

Círculos

Um curso do sistema sueco de perda de peso não pode incluir mais do que 4 círculos de seis dias cada. Quantos círculos você pode fazer depende de você. Monitore sua saúde e seu bem-estar enquanto perde peso. Tudo depende de quantos quilos você precisa perder. Para alguns, uma volta é suficiente, enquanto outros terão que passar por quatro. Entre os ciclos de seis dias, tenha um dia comendo alimentos regulares, com exceção de pães e doces.

Abandonar a dieta

Seja responsável ao abandonar sua dieta. Nos primeiros dias, procure consumir alimentos da dieta das “6 pétalas”, acrescentando gradativamente outros tipos de alimentos. A variedade e o teor calórico dos pratos devem ser aumentados gradativamente, seguindo uma dieta geralmente hipocalórica. Você pode repetir o curso de perda de peso não antes de 30 dias após sua conclusão.

Para decidir como comer depois de uma dieta, basta ouvir o seu corpo. Afinal, você já conseguiu se livrar de alimentos prejudiciais e não saudáveis. Continue a limitar o consumo de doces, frituras e alimentos gordurosos. Prepare os pratos no vaporizador ou no forno. E também, não se esqueça da atividade física leve e de um estilo de vida saudável.

Quando questionados se é possível tomar café, os nutricionistas respondem que uma xícara de café preto sem açúcar, claro, não faz mal. No entanto, é melhor beber chá verde ou infusões de ervas, que promovem a perda de peso.

Contra-indicações

  • doenças hepáticas crônicas;
  • úlcera estomacal;
  • doenças renais;
  • diabetes mellitus;
  • quaisquer doenças para as quais seja indicada uma dieta rigorosa;
  • doença cardíaca;
  • Você não pode seguir uma dieta durante a gravidez e a amamentação.

O sistema de nutrição floral é indicado para perda de peso para quase todas as categorias de pessoas, pois não envolve jejum. Porém, se o sistema de emagrecimento de “6 pétalas” é prejudicial especificamente para o seu corpo, o seu médico assistente responderá, com base no seu estado de saúde. Se seguir todas as recomendações, a perda de peso ocorre muito rapidamente, por isso, antes de começar a seguir esta dieta, consulte o seu médico.

Recomendações

Os nutricionistas consideram o sistema sueco de perda de peso muito eficaz, pois implementa o princípio da nutrição separada, que é eficaz para a perda de peso.

Para obter resultados máximos, siga estas dicas e truques:

  • coma em pequenas porções;
  • beba muitos líquidos;
  • faça exercícios;
  • não inicie o processo de perda de peso se acabou de ficar doente e seu corpo estiver enfraquecido;
  • escolha alimentos frescos, não cozinhe para uso futuro;
  • embora o sal e os temperos não sejam proibidos, tente minimizar sua quantidade, pois estimulam o apetite e retêm líquidos no corpo;
  • Ao perder peso, não beba álcool, pois também contém calorias e, além disso, estimula o apetite.